Instagram

Sítio da Escola

segunda-feira, 24 de março de 2014

Visita de Estudo 3º Ano - Montado do Pereiro

Click to play this Smilebox slideshow


No dia 19 de março de 2014, a turma do 3º ano realizou uma visita de estudo ao Montado do Pereiro integrada no Projeto Eco-escolas, em parceria com a Direção Regional de Florestas. Os alunos entusiasmados saíram da escola, pelas 9h15m, num autocarro disponibilizado pela DRF, acompanhados pela professora Ana Luísa e pelo professor Rui.
Rapidamente chegaram à entrada norte do Montado do Pereiro onde uma precipitação oculta fê-los vestir todos os agasalhos.
Após o lanche a D. Susana, mãe do Afonso Reis, Técnica de Gestão dos Recursos do Ambiente, fez a apresentação dos guardas florestais e das atividades a realizar.
Começaram por um percurso pedestre guiados pelos guardas Ricardo e Nelson. Observaram a Natureza, ouviram sons de animais e sentiram o cheiro de plantas da floresta exótica e algumas da floresta Laurissilva. Puderam verificar a existência de dois indicadores ecológicos: um, são os líquenes que informam que naquela zona o ar é puro, o outro são os juncos que são plantas que indicam que por perto há água em abundância.
Os alunos ficaram também a saber que num ecossistema existe uma diversidades de espécies e que a preservação do ambiente natural depende das relações entre todos os seres: produtores, consumidores e decompositores. As plantas necessitam dos animais e os animais das plantas. As plantas alimentam os animais e alguns fazem lá as suas casas… E, os animais ajudam as plantas levando as suas sementes para outros sítios, ajudando-as na reprodução. Os restos de plantas e animais mortos formam a manta morta. É na manta morta que vive uns organismos, chamados decompositores, uns tão pequenos que só são observados ao microscópio. Eles ajudam as plantas a obterem os sais minerais que serão absorvidos pelas suas raízes juntamente com água. Depois as plantas elaborarão o seu alimento através do processo fotossíntese.
No fim do percurso os guardas Paulo e Nelson falaram das Reservas da Madeira. O Homem ao estar em contacto com a Natureza deve aproveitar tudo o que de tão bom ela oferece e deve mantê-la em bom estado.
Chegou o momento da plantação! Os alunos dois a dois receberam um arbusto ou uma árvore. E, com muito cuidado os loureiros, as urzes, os vinháticos, o sanguinho, o pau branco, o folhado e um arbusto já florido, chamado piorno, encontraram um novo sítio para morar.
Faltava uma atividade – o slide! Mas, o pessoal especializado não se encontrava no local. Ficará para outra oportunidade…
Aproximava-se a hora do almoço e os alunos regressaram felizes com uma aula fantástica em contacto direto com a Natureza.
Texto colectivo

3º Ano de escolaridade


 

 

 

 



1 comentário:

Anónimo disse...

Esta visita foi fantástica